Para que o atleta seja visto pelos motoristas durante a noite, é muito importante que as peças de roupas sejam confeccionadas com detalhes refletivos, podendo estes ser em através de tecidos ou tinta refletivos.
fonte: (http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/en_US/ScotchliteReflectiveMaterial/Scotchlite/solutions/activewear/sports-pedestrians-kids/)
Retrorrefletividadefonte: (http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/en_US/ScotchliteReflectiveMaterial/Scotchlite/solutions/activewear/sports-pedestrians-kids/)
O fenômeno que ocorre através desses detalhes é conhecido como retrorrefletividade. Para se entender o a retrorefletividade é importante conhecer o princípio de reflexão. A reflexão é quando os raios de luz que são propagados por um meio incidem sobre uma superfície voltando ao meio que os propagou.
São três tipo diferentes de reflexão: especular (através do espelho ou em águas paradas) onde a luz incide sobre uma superfície lisa e é redirecionada na direção oposta; difusa, quando o feixe de luz incide sobre uma superfície irregular e é refletivo desordenadamente; na retrorreflexão, o feixe de luz incide sobre uma superfície e é redirecionado na direção da fonte que teve origem (fig. 1)
Figura 1 - Tipos de reflexão (fonte: http://www.flinttrading.com/getdoc/0073daa5-3f11-4571-996c-9bcbc2520da4/DELTA-Technical-note-101.aspx )
A intensidade Retro-refletiva é determinada através do Coeficiente de Retro-refletividade (Ra). O Ra é a razão do coeficiente de intensidade luminosa (Rl) de uma superfície retro-refletiva plana e a sua área (A). O coeficiente de intensidade luminosa, por sua vez, é razão entre a quantidade de luminância que sai de um refletor, em candela (cd), pela quantidade de luz (lux) que vem da fonte de luz. Assim, o coeficiente de retroflexão é dado em cd/luz/m2.
Ra=Rl/A
Os valores de Ra são medidos através dos ângulos de entrada e de observação.
Ângulo de Entrada: ângulo formado pelo raio de luz que atinge a superfície em um ponto e a linha perpendicular neste mesmo ponto.
Ângulo de Observação: ângulo formado pelo raio de luz que atinge a superfície e os olhos do observador.
A qualidade da retrorreflexão diminui na proporção em que o ângulo de observação aumenta. Desse modo, um motorista de caminhão tem mais dificuldade em identificar um objeto refletor do que um motorista de carro.
A retrorrefletividade é dada de acordo com a cor, o tamanho e as condições do objeto refletor. As cores claras ou brancas mostram mais eficiência, sendo seus brilhos mais destacados. Quanto maior a área de superfície do refletor, maior será a intensidade luminosa.
Tecnologia
O tecido refletivo apresenta uma aparência branca brilhante, quando visto pelo condutor de um veículo que esteja com os faróis acesos e mantém-se altamente retro-refletivo quando observado em uma larga escala de diferentes ângulos de incidência de luz.
Tecido
Os tecidos refletivos são constituídos de micro-esfera de vidro com grande angularidade que são expostas e agregadas a uma resina que é aplicada em um tecido resistente. Esse tecido pode ser composto de poliéster ou mistura de poliéster com algodão.
Existe um tipo de tecido refletivo adesivo que é constituído de micro-esferas de vidro de alta angularidade, e são protegidas por um liner de papel. Do lado traseiro do filme encontra-se um liner de plástico que protege o adesivo, sendo este ativado com o calor.
Desempenho do tecido quando úmido
O brilho do tecido retro-refletivo diminui quando expostos a condições extremamente adversas de tempo. Testes demonstram que os filmes retêm, no mínimo 60% de sua retro-refletividade normal quando expostos a uma condição de chuva muito intensa (de até 25,4 mm/h). Roupas em geral usadas ou lavadas retêm acima de 50% do brilho ao serem exposta à chuva intensa.
O brilho retro-refletivo inicial tanto em roupas novas ou usadas retorna ao seu valor nominal assim que secarem.
Instruções de uso e cuidados
A durabilidade do Tecido depende das condições do uso e dos métodos de limpeza utilizados. As seguintes recomendações podem ser usadas como referência.
- Não deixe de molho.
- Lavagem: máquina de lavar aquecida a 40ºC ou lavagem manual com esponja ou pano macio. Utilizar detergente neutro.
- Alvejante: exceção para os a base de cloro.
- Secagem: Secagem natural. Expor em ar seco longe da exposição da luz solar direta. Não torcer.
- Lavagem a seco: temperatura máxima de 48ºC.
- Alisamento: usar ferro a 110ºC (230ºF)